top of page

Como usar a crase corretamente

  • Foto do escritor: Fernando Cesarotti
    Fernando Cesarotti
  • 14 de fev. de 2022
  • 3 min de leitura
Essa deve ser a dúvida mais frequente que aparece quando alguém precisa escrever algum texto – qualquer um. Veja alguns exemplos práticos para a utilização correta.




A dúvida sobre colocar não ou crase aparece muitas vezes. Seja na hora de escrever uma redação de vestibular, um e-mail corporativo ou até mesmo um texto jornalístico, ela pode pintar sempre – especialmente nos tempos atuais em que tudo é feito com pressa e sem muito tempo para pensar.

Por isso, vamos a alguns exemplos incorretos para entender o funcionamento da crase. Sim, preste atenção: todas as crases nas três frases abaixo, por diferentes razões, estão erradas.


Torcida do Palmeiras faz homenagem à Abel Ferreira após título.


Agradeço à você pelo empenho na realização deste trabalho.


O São Bento chegou à 25 pontos e se classificou às quartas de final. Parabéns à todos os jogadores e dirigentes.


Mas por que esses exemplos estão errados?

Primeiro, vamos à regra: a crase é uma contração formada pela letra “a” acompanhada de acento grave (“`”), que simboliza a junção de dois “as”: a preposição e o artigo definido feminino. É o equivalente feminino à contração “ao”, ou seja:


a+o = ao

a+a = à

A preposição "a" geralmente está associada à regência de um verbo ou substantivo., ou seja, a uma partícula que serve de complemento à informação principal.

O artigo definido, por sua vez, como o próprio nome diz, serve para definir alguém entre muitos. É usado apenas antes de substantivos ou de adjetivos que cumprem função substantiva.

Assim, por definição, deveria ser muito simples: se a palavra seguinte é masculina, não tem crase, ponto final. Se é pronome (“você”, “todos”) ou nome próprio (“Abel Ferreira”), que também não pede artigo antes, não tem. Número? Não. Verbo no infinitivo? Nem a pau, Juvenal!


Voltando aos nossos exemplos acima:


Torcida do Palmeiras faz homenagem à Abel Ferreira após título.

Não existe crase antes de nome próprio, mesmo que seja feminino, já que no português formal não se diz “a Maria”. Mas, se você estiver numa conversa informal, pode dizer Eu já dei os parabéns à Maria pelo aniversário dela.


Agradeço à você pelo empenho na realização deste trabalho.

Não se usa crase antes de pronome pessoal.

O São Bento chegou à 25 pontos e se classificou às quartas de final. Parabéns à todos os jogadores e dirigentes.

Não se usa crase antes de numeral e nem antes de pronome indefinido (“todos”). No caso de “classificou”, a regência correta do verbo não é “a”, e sim “para”. Assim, a frase correta seria: O São Bento chegou a 25 pontos e se classificou para as quartas de final. Parabéns a todos os jogadores e dirigentes.


Acredite: é simples

Basicamente, os verbos que têm regência “a” são de movimento: ir, vir, voltar, viajar. Cuidado: mover, assim como classificar, rege com “para”; andar usa “até”. Nesse caso, não tem crase. Vou esperar até as 22h, e nem um minuto a mais. Viu? Sem crase.

Um jeito bem prático e que resolve quase 100% das dúvidas na hora de colocar ou não a crase é mudar a palavra para o masculino. Ah, ela já é masculina? Então esquece; se for feminina, você troca por um substantivo masculino e fica “ao” ou “aos”? BINGO! Tem crase.


Mas sempre tem exceção...

Números ordinais podem exigir crase. Isso foi amor à primeira vista, por exemplo. Acontece que, neste caso, o número cumpre função de adjetivo na frase. E vale também a regra do gênero: se for masculino, não tem crase.

E, sim, você eventualmente pode usar uma crase antes de nome próprio, mas é apenas no caso de um truque linguístico:


Messi driblou cinco e fez um golaço à Maradona.

O que acontece aqui é que o escritor quis dizer que “Messi fez um golaço à maneira de Maradona” e encurtou a frase, usando a figura de linguagem conhecida como elipse, ou seja, encurtando a frase e preservando seu sentido - com a crase.


Gostou do nosso conteúdo?

Se você quiser conversar mais, pedir suporte em algum tipo de texto específico ou precisar de algumas aulas, comente neste post ou entre em contato comigo. Será um prazer poder te ajudar.

Comentarios


bottom of page