Depois do Sisu, é hora de desfrutar e refletir
- Fernando Cesarotti
- 16 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Quem conseguiu um bom resultado do ENEM pode celebrar sua vaga numa universidade federal; quem ainda não teve sucesso não precisa se culpar: é melhor começar a planejar um novo ano de estudos

O começo de fevereiro é sempre um período marcante para o jovem estudante. Para muitos, é o momento de celebração de um bom resultado nos exames seletivos e chance de começar a cursar a tão sonhada universidade. Para outros, um sinal de frustração muitas vezes acompanhado de culpa: “Não fui bem, não consegui entrar na faculdade que eu desejava, e agora?”
Bom, se você está no segundo grupo, a primeira coisa que precisa fazer é ter calma e, acima de tudo, não se culpar. Você ainda é jovem, tem toda uma vida pela frente e teve seus motivos para não obter um bom desempenho – ainda mais depois dos atropelos dos últimos dois anos, marcados pela pandemia e pelo intenso vaivém de decisões sobre o formato das aulas.
Tire uns dias para relaxar, pensar se aquele curso é mesmo o que você deseja e, aos poucos, comece a retomar uma rotina de estudos. Se você está numa escola, seja no último ano do Ensino Médio ou num cursinho, aproveite bastante as aulas: preste atenção, faça anotações enquanto o professor fala, não tenha vergonha de tirar suas dúvidas quando ele perguntar e, acima de tudo, estude em casa.
Mas “estudar em casa” não pode ser de qualquer jeito. É preciso ter disciplina e organização, Algumas dicas:
monte uma grande de horários vagos para conseguir se dedicar a todas as matérias;
dê um pouco mais de tempo para aquelas matérias em que você tem mais dificuldade ou que vão ter mais valor numa eventual segunda fase;
não se esqueça de reservar horários de lazer, descanso, refeição (a mais adequada possível) e atividade física, porque não adianta estudar sem estar com a saúde física e mental em dia
Eu consigo estudar por conta própria?
Sim, é possível estudar por conta própria, se você tem dificuldades logísticas, financeiras ou de qualquer outra ordem. Nesse caso, da mesma forma que descrevi acima, você vai precisar fazer uma distribuição adequada de horários, e de ainda mais disciplina para segui-los à risca.
Mas não é só isso. As escolas e cursinhos em geral oferecem material de suporte, apostilas e livros, que ajudam a guiar seu estudo. Seria legal se você descolasse algum material do tipo, seja que você mesmo tenha usado em anos anteriores, seja com amigos ou professores ou pesquisando em bibliotecas.
Aqui na internet também é possível encontrar ajuda. Existem sites que cobram um valor relativamente acessível em troca de material em formato PDF e suporte com plantão de dúvidas e eventualmente aulas online – mas, nesse caso, fica mais fácil se você tiver um computador, seja ele laptop ou de mesa.
Ferramentas existem. Agora é hora de respirar fundo, levantar a cabeça. E voltar aqui sempre, se suas dúvidas forem de Português: uma vez por semana publicaremos dicas aqui na aba ENEM e Vestibular, com instruções para fazer uma boa redação e sugestões de temas para prática. Volte sempre. E se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente. Será um enorme prazer te ajudar.
Comments